Novo site do Voto Consciente usa API do Radar Municipal

Há alguns meses, fui procurado por integrantes do Movimento Voto Consciente, uma organização que desde 1987 acompnha as atividades da Câmara Municipal de São Paulo e publica avaliações do trabalho dos vereadores.

Eles estavam começando o desenvolvimento de um novo site e queriam usar os dados do Radar Municipal. Uma API HTTP para usos como esse sempre esteve nos planos para o Radar. E nada melhor que um prazo e uma necessidade real para fazê-la sair do papel.

O novo site do Voto Consciente entrou no ar hoje e usa uma versão ainda “alpha” da API do Radar Municipal. Mas muito em breve a API vai ganhar uma documentação simples e ficará disponível para qualquer interessado.

Alertas do @AuditoriosCMSP agora trazem o nome do evento

Há alguns dias, a @silviacibeli fez uma sugestão interessante pelo Twitter: incluir o nome da atividade que está sendo transmitida via streaming pela Câmara Municipal nos alertas enviados pelo @AuditoriosCMSP.

Não foi difícil cruzar a hora e auditório do streaming com a agenda publicada no site da Câmara. A partir de agora, sempre que um evento estiver na agenda, os alertas do @AuditoriosCMSP informam o nome da atividade.

Se o evento não aparecer na agenda, os alertas são enviados no formato anterior, que informa só o auditório. E como o espaço de um tweet é limitado, os eventos com nomes muito longos são truncados.

Alerta para streaming da Câmara Municipal

A transmissão online das atividades no plenário, auditórios e salas de reunião da Câmara Municipal de São Paulo é um avanço da transparência e uma boa forma do cidadão ficar por dentro do que acontece no parlamento municipal.

Mas como não achei no site da CMSP nenhuma forma eficiente de saber quando as transmissões entram no ar, criei um “robozinho” simples que monitora os 6 canais de vídeo disponíveis e me avisa toda vez que uma das salas da Câmara começa a transmitir.

Usei um Nabaztag como mecanismo de alerta e o efeito final ficou assim:

Aí me dei conta que mais gente poderia se interessar por esses alertas. Um pequeno ajuste no “robô” e agora os avisos de transmissão também seguem pelo Twitter.

Quem seguir o perfil @AuditoriosCMSP fica sabendo toda vez que começar uma transmissão e já recebe a URL da página que permite acompanhar o streaming.

Só torço para que as transmissões não sejam suspensas toda vez que forem discutir algo polêmico, como aparentemente aconteceu na semana passada.